A DIAGRO realizou nos dias 24 e 25/05/2017, exercícios simulados para treinar servidores dos escritórios de Santana e Macapá para a realização de atendimento à suspeita de doenças em animais. Foi selecionada uma propriedade no município de Santana para iniciar o treinamento. Os fiscais agropecuários médicos veterinários vistoriaram o rebanho e examinaram alguns animais, a fim de identificar possíveis lesões compatíveis com doenças infecto-contagiosas.
Na simulação, foram apresentadas aos profissionais responsáveis pelo atendimento algumas imagens fotográficas do que, supostamente, teria sido encontrado durante a inspeção clínica. A partir daí, os mesmos precisaram tomar decisões quanto aos procedimentos a serem adotados, simulando a colheita de material para envio ao laboratório, bem como as medidas de biossegurança, as instruções ao proprietário e aos trabalhadores que lidam com os animais e todas as formalidades que o caso impõe.
Tudo não passou de um exercício para praticar os procedimentos padronizados, de acordo com o Plano de Ação para Febre Aftosa Vol. 1 – Atendimento à notificação de suspeita de doença vesicular. A DIAGRO contou com o apoio do proprietário e de dois funcionários da fazenda, localizada às margens da Rodovia Macapá-Mazagão.
No dia seguinte, o exercício teve continuidade com o treinamento em outro estabelecimento rural, na Fazendinha, município de Macapá, com outros servidores dos escritórios de Santana e Macapá, sendo adotada a mesma metodologia.
Vale ressaltar que os produtores ou qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre suspeita de doenças vesiculares em animais devem obrigatoriamente comunicar à DIAGRO. Portanto, se for observado animais (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos ou suínos) babando, com bolhas ou feridas na boca, nos tetos ou nos cascos, ou mancando, procure a DIAGRO ou entre em contato através do número 98414-2565 ou de um dos escritórios.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal