terça, 06 de julho de 2021 - 11:27h
SISDIAGRO: nova ferramenta oportuniza sistematização dos serviços de defesa e inspeção animal e vegetal no Amapá
Servidores estão sendo capacitados para utilizar o sistema que já vem sendo usado pela defesa agropecuária do estado de Goiás.
Por: Portal Governo do Amapá
Foto: Divulgação/Diagro
Técnicos da Diagro passam por treinamento

Os servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) estão passando por um treinamento nesta semana para conhecer o Sistema de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Sisdiagro). A nova ferramenta vai oportunizar a sistematização dos serviços de defesa e inspeção animal e vegetal, agrotóxicos e insumos veterinários no estado.

De acordo com o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, o treinamento tem como propósito apresentar aos servidores da Agência o Sisdiagro e a forma de operacionalização na instituição. Segundo ele, a utilização de novas tecnologias na Agência aumentará a capacidade de atendimento aos produtores, agricultores, empresas agropecuárias e demais usuários dos serviços do órgão.

“Com a implantação do Sisdiagro vamos liberar os auditores-fiscais para realizarem ações de maior complexidade, pois os procedimentos serão simplificados ampliando a nossa capacidade de atendimento de forma fácil e auditável, dando transparência e agilidade aos serviços”, completou

Cavalcante ressaltou que o Sisdiagro é fruto de um termo de cooperação técnica assinado entre a Diagro e a Agencia Goiânia de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) que já utiliza o sistema nas suas atividades.

Para a auditora fiscal agropecuária, Renata Sena, a nova ferramenta vem pra agilizar o trabalho dos servidores e principalmente facilitar ao produtor, um acesso mais rápido das informações dele via sistema.

“A gente vai ganhar muito a partir de um melhor controle dos cadastros. Os escritórios da Diagro no interior terão acesso às informações de cadastros de outros municípios muito mais rápido. Esses dados são atualizados automaticamente assim que são lançados. Para o produtor, as informações sobre o seu cadastro, que geralmente tem que buscar no escritório da Diagro, agora ele vai poder acessar online através de uma senha que será disponibilizada para ele”, detalhou Renata.

O treinamento está sendo ministrado pelo analista de sistemas, Kennedy Arantes, responsável pela arquitetura do sistema e desenvolvedor da plataforma online de Goiás. Kennedy veio apresentar a última versão do sistema aos servidores, dirimir dúvidas e reunir com os técnicos de TI do PRODAP e Rurap para os ajustes na sistematização dos serviços tecnológicos da Diagro. Por enquanto, o Sisdiagro está sendo operacionalizado de forma off-line e em breve será lançado oficialmente.

SISDIAGRO

O Sisdiagro é composto por 35 módulos compreendo diversas áreas de atuação da Agência. Isso irá oportunizar o acesso eletrônico aos produtores e empresas rurais com diversas funcionalidades, dentre elas: emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal), consulta de saldos e extrato de movimentação de rebanho, declaração de vacina, atualização cadastral, consulta e extrato de movimentação de rebanho, cadastros e registros de estabelecimentos e produtos agropecuários e controle de dados sobre agrotóxicos.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

DIAGRO - Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá
Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd,n° 2925, Bairro Santa Rita – Macapá/AP - CEP 68901-283
(96) 8401-0736
gabinete@diagro.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá