quinta, 15 de julho de 2021 - 08:23h
Diagro emite primeira Guia de Trânsito Animal utilizando nova ferramenta digital
A nova ferramenta é o Sisdiagro, que emite a e-GTA que aumenta a confiabilidade dos dados e a rastreabilidade dos animais no sistema da Diagro e do Ministério da Agricultura.
Por: Portal Governo do Amapá
Foto: Divulgação/Diagro
A nova ferramenta já está em funcionamento

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) emitiu na última semana a primeira Guia de Trânsito Animal (GTA) através do Sistema de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Sisdiagro), uma nova ferramenta que o órgão passou a utilizar desde a semana passada.

O Sisdiagro está interligado à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura (MAPA) que unifica as informações sanitárias integradas ao sistema.

A GTA é um documento sanitário necessário para a movimentação de qualquer espécie de animais e ovos férteis entre estabelecimentos e eventos agropecuários, dentro e fora do estado.

De acordo com o coordenador de defesa agropecuária, Higor Pedreira, para ter acesso ao sistema, o produtor rural deve ter as suas informações cadastrais atualizadas junto à Diagro, assim como com as vacinações tanto da febre aftosa quanto da brucelose em dia.

“Com a implementação deste sistema a gente passa a ter agilidade na transmissão de dados com informações mais precisas e seguras do rebanho, tendo com isso um maior controle do trânsito desses animais com eficiência na rastreabilidade. Para o produtor, garante uma melhor comodidade possibilitando a emissão da GTA da sua residência ou de onde estiver através de um aplicativo baixado no celular”, destacou o coordenador, ressaltando que antes do sistema o produtor tinha que ir no escritório da Diagro para fazer a emissão do documento.

O produtor rural que estiver com suas informações cadastrais atualizadas junto a Diagro, já pode baixar o aplicativo e-GTA.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

DIAGRO - Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá
Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd,n° 2925, Bairro Santa Rita – Macapá/AP - CEP 68901-283 - (96) 8401-0736 - gabinete@diagro.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá