quinta, 31 de maio de 2018 - 09:51h
Entrega do certificado “Brasil livre da aftosa” marca abertura da 1ª ExpoBúfalo
O evento ocorre até o próximo sábado, 2, no Parque de Exposição da Fazendinha. Objetivo é demonstrar o potencial da bubalinocultura amapaense.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Abertura do evento incluiu apresentação do certificado internacional Brasil Livre de Febre Aftosa com vacinação e o lançamento do Selo Amapá Livre da Febre Aftosa

O Amapá possui o segundo maior rebanho de búfalos do país, são 270 mil animais criados por 150 produtores. Dar visibilidade a este potencial e demonstrar sua importância é o objetivo da 1ª ExpoBúfalo, que iniciou nesta quarta-feira, 30, e prossegue até o próximo sábado, 2, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Na abertura do evento, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) lançou do Selo “Amapá Livre da Febre Aftosa”. O governo apresentou o certificado internacional Brasil Livre de Febre Aftosa com vacinação. Ambos correspondem à certificação internacional concedida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), oportunidade em que o Amapá, junto com outros estados da região Norte, foi reconhecido por ajudar o Brasil a ser declarado como livre da doença.

O governador Waldez Góes frisou que a certificação fortalece o processo de desenvolvimento da produção de alimentos no Amapá. Ele explicou que o avanço foi possível porque o Estado priorizou os investimentos na política sanitária animal e vegetal, desenvolvida pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro).

“A certificação coroa o esforço dos produtores e profissionais que trabalharam durante anos para que o Estado pudesse ser reconhecido como um polo produtor de carne e de derivados de leite, possibilitando o fomento da cadeia produtiva amapaense e a inclusão no mercado nacional e internacional”, destacou o chefe do executivo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Robério Aleixo, a TecnoAgro fortalece as cadeias produtivas do Amapá porque inclui assistência técnica, defesa sanitária, infraestrutura de transportes e ciência e tecnologia. “Desenvolvimento rural está ligado à agropecuária, mas também a floresta, a mineração e é isso que queremos desenvolver em nosso Estado. Temos que pensar que o desenvolvimento rural está ligado à educação, à saúde e à economia”, ponderou.

O presidente da Associação dos Criadores do Amapá (Acriap), Jesus Pontes, afirmou que a 1ª ExpoBúfalo acontece em um momento histórico para a agropecuária do país e que o certificado representa um divisor de águas para o setor. “Hoje o país avança e o Amapá é o responsável direto por essa situação”, avaliou.

A 1ª ExpoBúfalo é voltada, principalmente, para pecuaristas, produtores rurais e técnicos do setor público e privado. O evento discute em sua programação quatro pontos específicos para o desenvolvimento da bubalinocultura: sanidade animal, genética, alimentação e mercado.

Selo

Durante a cerimônia de abertura, os Correios lançaram o selo Brasil Livre da Aftosa, desenvolvido pela empresa em homenagem ao momento histórico vivido pelo setor agropecuário do país. O superintende dos Correios no Amapá, Heráclito Mendes, explicou que o Estado foi o primeiro do país a receber o lançamento oficial do selo.

“O selo foi confeccionado pelos Correios no início do mês de maio, mesmo período que o Estado recebeu a certificação internacional. Então surgiu a oportunidade lançar o selo no Estado durante a 1ª ExpoBúfalo”, destacou o superintendente.

O superintendente explicou que o selo está em circulação no Brasil com 120 mil unidades, das quais 30 mil foram enviadas ao Amapá – todas já foram adquiridas por entidades agropecuárias, portanto, não está mais disponível para comercialização. Góes, Aleixo e outras autoridades foram homenageadas durante o lançamento do selo.

Catálogo de Tecnologia

A cerimônia de abertura da 1ª ExpoBúfalo também incluiu o lançamento do Catálogo de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A publicação disponibiliza aos diversos segmentos produtivos informações referentes a produtos, tecnologias e dados referentes a pesquisas desenvolvidas pela empresa no período de 2008 a 2017. Os dados descritos abrangem desde soluções para o desenvolvimento da aquicultura e pesca, recursos florestais e meio ambiente, até sistemas sustentáveis de produção agropecuária.

O chefe-geral interino da Embrapa, Nagib Melém, explicou que o trabalho é fruto do esforço de pesquisadores da Embrapa e da parceria da empresa com parceiros como o governo do Estado. “A 1ª ExpoBúfalo é uma oportunidade única para o lançamento do catálogo, onde se encontram tecnologias para todos, para o extrativista de castanha, o extrativista de açaí, o pescador, entre outros produtores”, afirmou. A publicação está disponível em versão impressa e online, no endereço www.encurtador.com.br/dmnBW.

O público teve, ainda, a oportunidade de conhecer a história da bubalinocultura – a criação de búfalos – no Amapá, através de uma palestra ministrada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amapá (Faeap), Iraçu Colares.

TecnoAgro Amapá

A 1ª ExpoBúfalo faz parte do circuito da TecnoAgro Amapá, política do governo do Estado que realiza eventos para a promoção de negócios em todo o espaço estadual, que alia conhecimento, tecnologia, modelos e sistemas de boas práticas de aproveitamento dos recursos naturais e de baixo impacto ambiental.

O circuito é composto por sete eventos: Agropesc, no município de Amapá; Expointernorte, em Oipoque; ExpoVale, em Laranjal do Jari; ExpoFruta, em Porto Grande; Expomandioca, em Ferreira Gomes e ExpoBúfalo e Expofeira, em Macapá.

O objetivo é fortalecer as atividades econômicas regionais com base na agropecuária e gerar oportunidades de negócios com a abertura para novos investimentos e a consolidação dos existentes.

IMAGENS RELACIONADAS
  • governador
  • diretor presidente-diagro
  • certificado
  • certificado
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

DIAGRO - Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá
Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd,n° 2925, Bairro Santa Rita – Macapá/AP - CEP 68901-283
(96) 8401-0736
gabinete@diagro.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá